Bolo com café!
- Ivani Pereira
- 18 de out. de 2017
- 3 min de leitura

As relações em sua vida, seus relacionamentos, podem ser comparados a uma receita que você prepara. As relações são com as pessoas com quem você convive. Sua família, no trabalho, amigos, comunidade escolar, religiosa, esportiva ou grupos diversos com quem você se relaciona. Podendo ser presencial ou a distância utilizando qualquer meio de comunicação escrita ou falada: Facebook, E-mail, mensagem, WhatsApp, vídeos, Skype entre outros.
Os diferentes tipos de relações que estabelecemos é um processo de construção momento a momento, que pode resultar em uma preparação deliciosa ou a receita pode desandar toda e ficar uma “caca”, como dizem.
A receita possui em sua composição os ingredientes básicos e também os adicionais que você pode escolher. Cada receita: doce ou salgada, crua ou cozida, consistente ou bebida tem os seus ingredientes, o modo de preparo, os utensílios e os equipamentos que são necessários, as embalagens para acondicionar, os detalhes da decoração etc. Tem os temperos, as especiarias, os diferentes tipos de ervas, que dão sabor, fornecendo um toque especial ao que você está preparando ou ao que você tem está experimentando, caso esteja saboreando algo que alguém fez.
Há ingredientes que podem ser adicionados como recheio e dependerá de cada receita. Há os recheios opcionais que podem ser modificados da receita original e você dá o seu toque especial, de acordo com a seu gosto pessoal. Conforme o seu objetivo. Você poderá decorar a preparação pronta e/ou o recipiente onde ela será colocada.
Os ingredientes podem ser variados: amargo, picante, adstringente, doce - dependerá do que você está escolhendo para preparar. Dependerá do que precisa ser feito, do seu humor, do que você está sentindo, do seu estado de espírito.
O café aparentemente simples, também, tem suas características a serem observadas: tipo de café, tipo de torração do grão. Quantidade de água. Você deixou mais forte ou mais fraco? Adoçou ou deixou ao natural? Não adoçou para sentir o sabor da essência do grão. A xícara está adequada? Dá prazer ao tomar? Como está a apresentação? Algo acompanha o café?
Ás vezes você decora de forma tão encantada que dá vontade de experimentar só de olhar – “Comer com os Olhos”. Ou mal olhou e as pessoas já devoram nem saboreando e nem sobra para você. Ou olham tão rapidamente que não dá nem tempo de apreciar a beleza e as características sensoriais do que foi preparado. Ou saboreiam delicadamente sentindo o sabor e dando vida ao que estão se alimentando. Ou, ainda, se deliciam passando o dedo e experimentando como criança e se sente feliz...
Enfim...
Há uma infinidade de detalhes seja no preparo de um café ou de um bolo de fubá com erva doce ou um bolo recheado com cobertura de casamento. Cada item vai trazendo mais sabor, mais cheiro, mais delicadeza, mais beleza. Assim também são nossas relações.
Independentemente do que você está fazendo se é uma receita complicada com várias etapas de preparo ou algo simples como um café que utiliza basicamente o pó e a água o ideal é estar inteira (o) em tudo que está fazendo. Estar de Alma. De Coração. Preparar tudo como se fosse para uma grande cerimônia, uma Celebração a Vida.
Como estão suas relações? Como estão seus relacionamentos? Como está a sua relação com você mesma? Você está se dando o real valor e a importância que você merece? Com os detalhes que a torna mais feliz consigo mesma?
Cada relacionamento tem suas nuances. Suas particularidades. Seus detalhes. Seu feedback. Mais ou menos profundo. Mais simples ou mais complexo. Mais superficiais ou não. Mais próximo ou não. Mais empático ou não. Mais motivador ou não.
Que suas relações com você mesma, afetivas e com todos os seres com quem você se conecta sejam: verdadeiras e ao mesmo tempo mantenha a doçura. Que tenha entusiasmo e ao mesmo tempo seja ponderada e flexível. Picante e gentil. Saborosa para ser degustada pedaço a pedaço com satisfação. Que traga Alegria de viver.
Tudo tem seu encanto, suas intenções, sua energia. A qualidade da sua energia empregada fará toda a diferença. Curta o que ti alimenta. Sinta prazer no que ti alimenta. Sinta satisfação e felicidade.
Que o alimentar seja de energias boas, sutis, de contentamento e prazer. Quanto mais amor e desapego você colocar ao preparar suas receitas, nas suas diversas relações e sua vida melhores resultados você obterá.
Coloque na receita de sua vida todos os ingredientes que possa torná-la cada vez mais confiante e feliz.
Faça tudo com Mega Amor, Carinho e Dedicação. Viva a beleza da Vida. Viva em êxtase, porque em tudo há um Sentido Maior.
Você tem feito o seu Melhor e isso faz toda a diferença! Continue sempre assim, porque vale muito a pena!
Namastê!
Comments